Domingo, 27 de outubro de 2024
Tubarão
23 °C
13 °C
Fechar [x]
Tubarão
23 °C
13 °C
Alimentação

A influência da alimentação na prática da musculação

Aliar uma dieta saudável e equilibrada, junto com a prática da musculação ou outro tipo de atividade física, oferecerá disposição para realização do treino e muito mais.

Tubarão-SC, 28/05/2022 11h20 | Atualizada em 28/05/2022 11h32 | Por: Redação | Fonte: Nutricionista Marina Cargnin, CRN 8624
As refeições conhecidas como pré-treino são estabelecidas conforme o tipo de modalidade, frequência, duração e intensidade do esporte praticado e, principalmente, capacidade de digestão do atleta.

A alimentação é fundamental para o nosso corpo, pois ela nos proporciona força e energia. Por isso, aliar uma dieta saudável e equilibrada, junto com a prática da musculação ou outro tipo de atividade física, oferecerá disposição para realização do treino, promoverá uma boa recuperação muscular, além de manter íntegra a massa magra. Principalmente, quando o foco for emagrecimento ou definição muscular.

De acordo com a nutricionista Marina Cargnin, da Clínica de Nutrição Funcional Luciana Leães, em Tubarão, as refeições conhecidas como pré-treino são estabelecidas conforme o tipo de modalidade, frequência, duração e intensidade do esporte praticado e, principalmente, capacidade de digestão do atleta. Entretanto, de forma geral, deve optar no pré-treino por boas fontes de carboidratos para fornecimento de energia e manutenção da glicemia e, no pós-treino, a combinação de carboidratos e proteínas, tanto para repor os estoques de glicogênio como para promover a síntese protéica e recuperação muscular.

Para as pessoas que possuem alguma doença pré-existente, como diabetes, e doenças do coração, a nutricionista explica que a alimentação pré e pós-treino deve manter as mesmas estratégias, porém, é preciso cuidado com o tipo de alimento. No caso do diabetes: carboidratos de baixo índice glicêmico, como cereais integrais, farelos e uma refeição com mais fibras para o controle da glicemia, torna-se uma boa opção. Pode também associar uma fonte de proteína magra, como iogurtes e queijo magros, para melhor saciedade. Em casos onde o indivíduo tem alguma doença cardíaca, consumir fontes de gorduras boas e ômega 3, como as sementes oleaginosas castanhas, nozes, amêndoas, semente de chia, linhaça associadas com frutas, cereais integrais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É importante destacar que a alimentação pré-treino de um adolescente será diferente de um idoso saudável. Esta diferença está na quantidade calórica total ingerida ao longo do dia, que irá depender da fase de vida e gasto calórico. Além da capacidade de digestão e absorção de nutrientes, que é bem diferente nessas duas fases da vida. Então, não existe uma regra de alimentação pré-treino e, sim, uma dieta individual para cada fase da vida e biótipo.

Outra questão abordada pela Marina é sobre a troca da alimentação. Ela vai depender muito do estilo de vida de cada pessoa, objetivo com o treinamento e, principalmente, se apresenta sinais e sintomas clínicos a serem tratados com condutas pontuais. No caso do processo de emagrecimento, ajustes frequentes são necessários para o estímulo do gasto calórico e evitar que o metabolismo pare de responder à perda de peso.

Para aqueles que praticam musculação e outra atividade física e não têm o cuidado ou a preocupação em cuidar da alimentação pré-treino, é importante que evitem o excesso de gordura ou alimentos com muita fibra ou proteína, pois ambos têm um processo digestivo mais lento. Porém, tudo vai depender da capacidade digestiva de cada um e o tempo disponível entre a refeição e o início do treinamento. Quanto menor for esse intervalo, o ideal é optar por alimentos de fácil digestão, para evitar sintomas gastrointestinais durante o exercício.

  • 1 / 1
Nutricionista Marina Cargnin, CRN8624
Viva Mais SC

(48) 98454-7576

contato@vivamaissc.com.br

Viva Mais SC © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!