As principais causas da síndrome do túnel do carpo são os movimentos repetitivos, mas outras doenças que podem estar relacionadas são a diabetes, atrite reumatoide e tireoide.
Sentir dores nas mãos não é comum e não deve ser deixado de lado. Mesmo que as dores sejam iniciais, precisam ser examinadas pelo médico ortopedista para verificar doenças ou lesões. Entre as lesões mais comuns que acometem as mãos está a Síndrome do Túnel do Carpo. Uma patologia que, se não tratada inicialmente, pode levar a procedimento cirúrgico.
De acordo com o ortopedista e traumatologista, doutor Giovanni Benedet Camisão, a Síndrome do Túnel do Carpo é uma lesão que surge a partir da compressão do nervo mediano, localizado entre o punho e a mão.
Os sintomas mais comuns são formigamento e sensação de agulhas no polegar, indicador ou dedo médio, fraqueza e dificuldade de segurar objetos, dor no pulso e dificuldade para diferenciar calor e frio. Se não diagnosticada e tratada inicialmente, a dor pode piorar ao longo do tempo, agravando-se especialmente durante a noite.
O ortopedista esclarece que a doença surge devido a uma inflamação, que pode ser causada pela obesidade, diabetes, disfunções na tireoide, retenção de líquido, pressão arterial alta, doenças autoimunes ou, até mesmo, lesões no pulso, como fratura ou deslocação, por exemplo. Outro fator contribuinte são os movimentos repetitivos com a mão e/ou pulso.
Para chegar ao diagnóstico da Síndrome do Túnel do Carpo, doutor Giovanni analisa a história clínica do paciente, realiza exame físico e solicita exames por imagem do punho e da mão, como ultrassonografia e eletroneuromiografia ou ressonância magnética.
Depois de confirmado o grau da doença, indica-se o tratamento, que pode ser conservador, com uso de munhequeira, administração de medicamentos para o alívio da dor e infiltrações na região do túnel do carpo, para diminuir o inchaço e a pressão provocada sobre o nervo mediano. O ortopedista também pode recomendar a realização de fisioterapia.
Em casos onde a síndrome é provo cada por doenças, como artrite reumatoide, é necessário iniciar o tratamento adequado para este tipo de problema. Desta forma, eliminará por completo os sintomas.
Doutor Giovanni acrescenta que em situações onde o nível de comprometimento do nervo ou tecidos é muito grande, impedindo a recuperação completa ou mesmo parcial, indica-se o procedimento cirúrgico.
A cirurgia, apesar de mais invasiva, reconstrói a anatomia do local por inteiro, resolvendo a dor de vez. Entretanto, a decisão pelo tratamento cirúrgico deve ser tomada com muita cautela e avaliação do ortopedista.