Quinta-feira, 12 de dezembro de 2024
Tubarão
27 °C
18 °C
Fechar [x]
Tubarão
27 °C
18 °C
Medicina

Dor na sola do pé: o que pode ser?

Entre os sintomas da fascite plantar está a dor debaixo do pé, próximo ao calcanhar. Essa dor é mais intensa pela manhã e durante o dia, com o caminhar.

Tubarão-SC, 11/03/2022 12h27 | Atualizada em 11/03/2022 12h29 | Por: Redação | Fonte: Ortopedista Adulto e Infantil, doutor Giovanni Benedet Camisão
É importante destacar que, sem o tratamento adequado, a dor pode se tornar crônica e provocar alterações no andar.

Sentir dores na planta do pé e mal conseguir caminhar são sinais de que algo errado está acontecendo e um médico ortopedista precisa ser procurado, pois são sintomas de fascite plantar.

A fascite plantar é uma inflamação na estrutura fibrosa que sustenta o arco do pé, chamada de fáscia plantar.

De acordo com o ortopedista e traumatologista, doutor Giovanni Benedet Camisão, as causas da patologia estão associadas ao encurtamento da fáscia plantar. Entre os fatores contribuintes, estão o uso de sapatos inadequados, como as rasteiras, pessoas que estão com sobrepeso e aquelas que ficam por muito tempo em pé. Estas são mais propensas a desenvolver a doença.

Entre os principais sintomas está a dor debaixo do pé, próximo ao calcanhar. De modo geral, essa dor é mais intensa pela manhã e durante o dia, com o caminhar. Entretanto, nada impede que ela aconteça em qualquer ponto da fáscia, depois de longos períodos em pé, subir escadas ou depois de ter repousado por um curto período. Outros sintomas que podem aparecer é inchaço e vermelhidão.

É importante destacar que, sem o tratamento adequado, a dor pode se tornar crônica e provocar alterações no andar, que pode se reverter em lesões em outras partes do corpo, como joelho, quadril e coluna.

Doutor Giovanni explica que o diagnóstico é realizado através da história clínica do paciente, acompanhado de exames radiológicos, como radiografia e ultrassonografia. Em alguns casos, a ressonância magnética é necessária.

Depois de avaliar o quadro do paciente, inicia-se o tratamento com o uso de medicamentos, palmilhas, aplicação de gelo no local, fisioterapia e calçados com salto médio.

O tratamento por intervenção cirúrgica é indicado somente quando os recursos terapêuticos não apresentaram resultados.

Para evitar a fascite plantar, doutor Giovanni recomenda fazer uso adequado de sapatos, controlar o sobrepeso e alongar os pés antes e após a prática de atividade física.

  • 1 / 1
De acordo com o ortopedista e traumatologista, doutor Giovanni Benedet Camisão, as causas da patologia estão associadas ao encurtamento da fáscia plantar.
Viva Mais SC

(48) 98454-7576

contato@vivamaissc.com.br

Viva Mais SC © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!