Nutricionista dá algumas dicas do que comer e o que evitar.
As festas de fim de ano é o momento mais esperado pela maioria das pessoas. Para acompanhar estas comemorações tão importantes, comidas e bebidas não podem faltar. Em meio a tantas delícias, desde frutas secas e outros aperitivos, pratos salgados, com carnes e massas, além de doces, a refrigerantes e bebidas alcoólicas, é difícil resistir e manter a dieta a ser seguida no dia a dia.
Desfrutar desse momento é muito bom desde que não seja em excesso. Para ajudar aqueles que têm dificuldade em manter uma boa alimentação durante as festas de fim de ano, convidamos a nutricionista, Alice Cunha do Complexo Pró-Vida, para dar algumas dicas do que comer e o que evitar.
Prato saudável
De acordo com a nutricionista, é importante ter moderação e fazer um prato balanceado, começando pela salada e proteína, pois dará mais saciedade. Ela também sugere que escolha um tipo de carboidrato (massas, arroz, batata).
Aperitivos
Para os aperitivos, têm opções saudáveis, como as oleaginosas (castanhas, amêndoas, amendoim, nozes) e frutas secas. Os benefícios desses alimentos são numerosos à saúde. Possuem fontes de aminoácidos, vitaminas, minerais e fibras alimentares. Mas atenção: eles não devem ser consumidos em excesso, pois são calóricos.
Evite as bebidas alcoólicas
As bebidas alcoólicas geralmente fazem parte das comemorações, como cerveja, chopp, batida, vinho, champanhe. Para os indivíduos que apreciam beber socialmente, a dica é tomar cuidado com os excessos. Se for beber, prefira vinho branco seco e o champanhe, que tem menos calorias. Mas também podem optar por drinks sem álcool ou suco de frutas.
O que devo comer no dia seguinte?
Tem homens e mulheres que comemoram o Natal estendendo até a virada do ano. Alice pede atenção aos cuidados com a alimentação e recomenda que, no intervalo entre as festas, voltem à rotina alimentar equilibrada, pratique atividade física e beba bastante água.
Outra sugestão que pode ser uma boa estratégia é fazer uma bebida detox neste espaço de tempo, orientado por um profissional de nutrição.
A nutricionista reforça que não existe um único alimento que irá ajudar ou prejudicar. Muito mais que contar calorias, as pessoas precisam aprender a ter qualidade alimentar e cautela na quantidade.
Receita de Drink sem álcool
200 ml de tônica sem açúcar;
Chá de hibisco; Canela;
4 morangos congelados.
Suco Detox
200 ml de suco de água de coco,
Pedacinho de gengibre ;
1 folha de couve-mineira;
2 fatias de abacaxi ;
1 colher de chá de chia;
Bater tudo no liquidificador.