Quinta-feira, 12 de dezembro de 2024
Tubarão
27 °C
18 °C
Fechar [x]
Tubarão
27 °C
18 °C
Alimentação

Dois Suplementos comuns na saúde dos olhos que podem melhorar a aprendizagem

Eles podem ser encontrados em alimentos que conferem cor amarelada ou laranja, como melão, milho, cenoura, pimentão amarelo, peixe, salmão e ovos.

Tubarão-SC, 22/11/2021 10h30 | Atualizada em 22/11/2021 10h55 | Por: Redação | Fonte: Farmacêutico e doutor em biotecnologia em inovação e saúde, Fernando Scremin
Farmacêutico e doutor em biotecnologia e inovação em saúde, Fernando Scremin.

A saúde ocular evolui todos os anos e entre os estudos científicos, observou-se que alguns nutrientes renomados para a saúde dos olhos podem também contribuir para a saúde e desempenho do cérebro, que são eles: suplementação de luteína e zeaxantina.

A luteína e a zeaxantina são pigmentos carotenoides que conferem cor amarela ou laranja a vários alimentos comuns, como melão, milho, cenoura, pimentão amarelo, peixe, salmão e ovos.

De acordo com o farmacêutico e doutor em biotecnologia e inovação em saúde, Fernando Scremin, estudos demonstraram os benefícios dos carotenóides, luteína e zeaxantina, na saúde ocular e recentemente algumas pesquisas apontaram para os benefícios na aprendizagem em jovens, adultos e também em idosos.

Até então se sabia que a luteína e a zeaxantina tinha uma seletividade pela mácula lútea, já que estes dois compostos são componentes chaves do pigmento macular, agora ficou claro que a luteína também é um carotenóide predominante no cérebro adulto e infantil.

Os níveis de luteína na mácula e no cérebro foram associados a uma melhor cognição, e isso foi mostrado em estudos realizados em primatas e humanos, onde existe uma correlação direta entre a concentração de luteína na retina e em regiões específicas do cérebro com a melhora da cognição e memória.

A suplementação com luteína e ou zeaxantina pode melhorar a função e ajudar a manter a saúde cognitiva. O efeito benéfico da luteína estão mais provavelmente ligado às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e à sua capacidade de se integrar às membranas celulares, influenciando assim as propriedades estruturais e ou a estabilidade dessas membranas e, possivelmente, aumentar as comunicações de junções comunicantes.

Fernando acrescenta que estudo realizado com a Luteína e zeaxantina mostraram apoiar o fluxo sanguíneo para regiões cerebrais específicas e aumentaram a ativação neural. Os pesquisadores examinaram os efeitos de um ano de suplementação de 10 mg de luteína e 2 mg de zeaxantina ou placebo na função cerebral usando ressonância magnética funcional (FMRI) em adultos com idade avançada saudáveis. Os pesquisadores acreditam que a atividade antioxidante da luteína e da zeaxantina pode estar trabalhando para combater alguns dos efeitos do envelhecimento no cérebro.

A vantagem de olhar para adultos jovens é que os efeitos benéficos da suplementação são menos propensos a serem confundidos pelo estado de educação, deficiência nutricional ou progressão para prejuízo cognitivo que pode existir em indivíduos mais idosos.

O doutor em biotecnologia explica que o aumento no consumo de carotenoides e ou a suplementação de 10 mg de luteína e 2 mg de zeaxantina por dia pode melhorar a saúde da visão e a sua cognição.

  • 1 / 1
Alguns dos alimentos, cenoura, pimentão amarelo, laranja e entre outros.
Viva Mais SC

(48) 98454-7576

contato@vivamaissc.com.br

Viva Mais SC © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!