Quinta-feira, 12 de dezembro de 2024
Tubarão
27 °C
18 °C
Fechar [x]
Tubarão
27 °C
18 °C
Família

Cuidado bucal das crianças e o tchau para as cáries!!

Os cuidados básicos do dia a dia com a saúde bucal são importantes para a prevenção e qualidade de vida da criança.

Tubarão-SC, 13/11/2021 10h30 | Atualizada em 13/11/2021 08h13 | Por: Redação | Fonte: Odontopediatra, Dra. Bruna Vieira,
A odontopediatra, dra. Bruna explica que assim que nascer o primeiro dente, a higiene oral com escova de dente e pasta fluoretada é necessária

Na infância existe maior probabilidade do surgimento das cáries. Nesta fase a criança não tem coordenação motora e interesse de cuidar dos dentes, o que pode comprometer a escovação. Por esse motivo é importante que os pais dediquem-se aos cuidados com a saúde bucal dos seus filhos, levando-os ao odontopediatra desde os primeiros meses de vida quando surgem os dentinhos. Este hábito pode ajudar a prevenir as cáries.

A procura por odontopediatra vem crescendo, mas muitos pais ainda acham que os cuidados devem começar somente quando os dentes das crianças forem os permanentes. Segundo especialistas, este pensamento está errado. As cáries também aparecem em dentes de leite. Por isso, os cuidados básicos do dia a dia com a saúde bucal são importantes para a prevenção e qualidade de vida da criança.

Para os pais entenderem melhor quando os cuidados com os dentes precisam começar, a odontopediatra, doutora Bruna Vieira, da Clínica Mimo de Tubarão, respondeu as principais dúvidas sobre o assunto.

1. Quando nasce o primeiro dente e em que fase pode começar as substituições por dente permanente?

R: O primeiro dente nasce por volta dos seis meses de vida do bebê. É apenas uma idade média, podendo variar entre quatro meses a um ano e três meses o aparecimento do primeiro dente. Já a dentição permanente inicia por volta dos seis anos de idade, também podendo variar, acontecendo precocemente aos cinco anos ou aos sete anos.

2. Se a criança já nascer com um dente. O que os pais precisam fazer?

R: São dentes natais. Precisa da avaliação do odontopediatra para verificar se esse dente tem mobilidade a ponto de ser um risco de o bebê engolir ou broncoaspirar. Além disso, esse dente pode interferir na amamentação e pode ser que precise ser removido.

3. Quais os sintomas que podem surgir na criança quando está nascendo dente?

R: Aumento do fluxo de saliva, irritabilidade, bastante mão na boca e febrícula até 37,5 graus podem estar relacionados com o nascimento dos dentes. Para alívio desses sintomas, os pais podem fazer uso de mordedores, alimentos consistentes e gelados, massagearem a gengiva com dedeira de silicone, tudo isso pode ajudar. Se os sintomas persistirem, é importante a avaliação com o odontopediatra e eventualmente receber indicação de alguma medicação como Camomilina C ou Nenedent.

4 . Quando iniciar a higiene bucal?

R: Assim que nascer o primeiro dente, a higiene oral com escova de dente e pasta fluoretada é necessária, assim como a primeira visita ao odontopediatra deve acontecer nesse momento.

5. É importante escovar os dentes do bebê após mamar de madrugada?

R: Se for leite materno não é necessário. Quando falamos de mamadeira e de uma criança que já tem açúcar na alimentação, o risco de cárie aumenta e as escovações devem aumentar também. Se não conseguir escovar após a mamadeira da madrugada, então escove pela manhã e cuide sempre com a quantidade de açúcar presente na alimentação durante o dia.

6. A partir de que idade a criança poderá fazer a limpeza sozinha?

R: A partir do momento que tiver destreza manual suficiente para realizar uma boa higiene. Algumas crianças aos nove anos já apresentam uma boa higiene oral, outras não. É importante receber essa orientação específica do odontopediatra da criança.

7. E se ela morder a escova e engolir o creme dental?

R: Bebês irão engolir a pasta de dente, é normal e não tem problema. O importante é que os pais cuidem da quantidade de pasta que colocam na escova. Para bebês menores de dois anos, a quantidade é semelhante ao tamanho de metade de um grão de arroz cru.

8. Mamadeira, chupeta ou chupar o dedo prejudica? Explique. R: São hábitos de sucção deletérios que levam a alterações no padrão respiratório e no formato das arcadas e disposição dos dentes. Quanto mais o hábito se prolonga, maiores são essas consequências. No caso da chupeta, por exemplo, estão relacionadas com a intensidade, frequência e tempo de uso. Quanto antes tirar, melhor.

9. Pode colocar aparelho ortodôntico em dentes de leite?

R: Com certeza. Muitos tratamentos ortodônticos são realizados ainda na infância com os dentes de leite em boca.

10. E se o dente de leite quebrar? O que fazer?

R: O dente de leite pode quebrar caso a criança sofra uma queda ou por ter uma cárie e ele ficar mais frágil. Nas duas situações é importante o atendimento do odontopediatra para indicar o devido tratamento.

  • 1 / 1
Muitos tratamentos ortodônticos são realizados ainda na infância com os dentes de leite em boca.
Viva Mais SC

(48) 98454-7576

contato@vivamaissc.com.br

Viva Mais SC © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!