O método pode ser realizado em pessoas de diferentes idades, que tenham a ausência de dentes.
Muitas pessoas podem ter indicação para colocar implantes dentários, mas a resistência em realizar o procedimento sempre as levou a desistirem, porque era algo dolorido e o tratamento longo. Entretanto, com o avanço da tecnologia as cirurgias tornaram-se menos invasivas, devido às raízes artificiais serem altamente tecnológicas. Outra novidade está no tratamento, que agora se tornou mais rápido, acessível e seguro.
Para quem ainda não conhece a técnica da implantodontia, o cirurgião dentista, doutor Anderson May, que é especialista na área, explica que ela é uma especialidade dentro da odontologia. Seu objetivo é de devolver o dente (permanente) perdido, através de um procedimento cirúrgico. Durante a técnica coloca-se o implante na mandíbula ou maxila e sobre ele é acrescentada a “coroa”, que muitas pessoas chamam de dente.
Atualmente as cirurgias de implantes dentários são mais seguras e precisas. O cirurgião dentista conta que antes da colocação do implante é realizada uma avaliação criteriosa da cavidade bucal, clínica e com exames de tomografia computadorizada. Além disso, é importante destacar que o pré-operatório evoluiu com os scanners, impressoras 3D e softwares avançados, onde o resultado é a impressão, bastante fiel, da arcada dentária do paciente, indicando a posição ideal que deve ficar o implante. “Com tudo isso, nós oferecemos uma cirurgia menos traumática, com um resultado mais previsível e menor desconforto para o paciente proporcionando uma melhor recuperação”, diz.
A implantodontia é hoje em termos de reabilitação protética o melhor recurso disponível. O método que mais se aproxima da dentição natural do paciente, ou seja, um dente fixo, sem a necessidade de remoção. Permite a higienização e manutenção, devolvendo a função completa para a pessoa, além da excelente estética.
Doutor Anderson acrescenta que o método pode ser realizado em pessoas de diferentes idades, que tenham a ausência de dentes. Também é possível fazer o procedimento em pacientes que tenham comorbidades, mas antes é necessária uma avaliação detalhada, juntamente com o médico e fazer um planejamento para que no dia a cirurgia seja bem sucedida, e também que o paciente tenha um excelente pós-operatório.
É importante destacar que todo implante precisa de cuidados como se fossem dentes naturais, ou seja, as higienizações diárias e visitas regulares ao dentista responsável pelo procedimento. Tudo isso é necessário para evitar doenças nos ossos que sustentam os implantes e outras patologias, além de promover a longevidade do implante.