Quinta-feira, 12 de dezembro de 2024
Tubarão
27 °C
18 °C
Fechar [x]
Tubarão
27 °C
18 °C
Família

Doença renal na infância: diagnóstico precoce evita complicações

Nefrologista pediátrica destaca que se não diagnosticada precocemente, a insuficiência renal pode aumentar as chances de a criança desenvolver doenças associadas.

Tubarão, 23/10/2021 23h23 | Atualizada em 06/11/2021 00h22 | Por: Redação | Fonte: Dra. Elide Cristina S. Fragoso
As principais causas de doenças renais em crianças são de origem congênitas

A nefrologista pediátrica, Dra. Elide Cristina S. Fragoso de Tubarão explica que as doenças renais podem aparecer durante a gestação, nos primeiros anos de vida da criança ou mais tarde, na adolescência. É importante destacar que o acompanhamento pediátrico e dos pais em todo processo de desenvolvimento é fundamental, pois tão logo observem alguma alteração no mesmo, é necessário iniciar o tratamento. Podendo desta forma, impactar positivamente na sobrevida do paciente e preservar a função dos rins por mais tempo. O rim é o órgão responsável em filtrar o sangue para eliminar substâncias nocivas ao organismo, como amônia, uréia e acido úrico. Ele regula a pressão arterial, também produz hormônios e claro a urina.

Dra. Elide esclarece que as principais causas de doenças renais em crianças são de origem congênitas, ou seja, por má formação no trato urinário ou doenças genéticas. Entretanto, tem casos que levam um pouco mais de tempo para desenvolver, aparecendo nos adolescentes, através do diabetes e da hipertensão. Existem outros sintomas que podem levantar suspeita, como: inchaço, vômitos frequentes, infecções urinárias, atraso no crescimento e desenvolvimento, problemas ósseos e anemia de difícil tratamento. A médica destaca que se não diagnosticada precocemente, a insuficiência renal pode aumentar as chances de a criança desenvolver doenças associadas, especialmente as de coração e até mesmo levar ao transplante renal. A prevenção da doença renal está no acompanhamento regular ao médico com a realização de exames por imagem e laboratoriais, além de hábitos saudáveis.

  • 1 / 1
Nefrologista pediátrica, Dra. Elide Cristina S. Fragoso
Viva Mais SC

(48) 98454-7576

contato@vivamaissc.com.br

Viva Mais SC © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!