Cirurgiã dentista explica quais os sintomas, os tipos de tratamento e a importância de fazê-lo precocemente.
Sentir dor no dente e incômodo ao mastigar não é nada bom, certo? Esses são alguns sinais de que algo não está normal com o seu dente e uma avaliação no dentista se faz necessária, pois ele analisará a necessidade ou não de realizar o tratamento de canal.
Muitas pessoas têm medo de realizar este procedimento, mas, quando bem executado, ele é simples e pode proporcionar a cura de um processo inflamatório e evitar que o paciente perca o dente.
Para explicar sobre este tipo de tratamento, convidamos a cirurgiã dentista doutora Júlia Lorenzoni, onde, através de perguntas e respostas, explicaremos o que é o tratamento de canal, quais os sintomas que podem indicar a necessidade de realizar o procedimento, a importância de se fazer precocemente, além de desmistificar algumas questões que as pessoas acreditam que podem acontecer com o dente quando faz o tratamento de canal.
Viva Mais - O que é um tratamento de canal dentário?
Dra. Júlia - O tratamento de canal é um procedimento no qual fazemos uma limpeza dos canais dentro da raiz do dente. Retirando a polpa, limpando e desinfetando o seu interior para alivio da dor, reparando e salvando. Desta maneira, evitando a extração do mesmo.
Viva Mais – Quais são os sintomas que podem indicar a necessidade de tratamento de canal?
Dra. Júlia - Os sintomas mais comuns são os de dente inflamado, onde é caracterizada por uma dor latejante, como se estivesse sentindo o coração realmente pulsando ali na boca. É uma dor que realmente tira o sono e muitas vezes a pessoa não consegue nem identificar de onde vem. Algumas vezes, confundida por dor de ouvido. Entretanto, existem também sintomas como edema e drenagem de pus, isso em casos mais extremos de infecção dental por bactérias. Seja por uma cárie, trauma, restauração muito profunda, essas são as causas mais comuns que levam um dente à necrose (morte do nervo).
Viva Mais - Por que é necessário realizar o tratamento de canal dentário?
Dra. Júlia - O tratamento de canal é importante para mantermos o dente em função na boca. Com todos os dentes mantemos qualidade de vida da pessoa. A falta de dentes não afeta somente estética e autoestima, mas a saúde do indivíduo no geral. Essa ausência pode acarretar desde problemas gástricos até problemas de cefaléias crônicas. As pessoas precisam se conscientizar que nossa saúde começa pela boca.
Viva Mais – Quais são os cuidados depois de realizar o tratamento?
Dra. Júlia - Depois do tratamento, oriento que o paciente faça visitas frequentes ao dentista. Elas não devem ser deixadas de lado. A higiene precisa ser redobrada nesses dentes, pois como não se tem mais nervo, se houver cárie a pessoa não sente mais dor. Quando percebe, o dente simplesmente fratura não tendo mais como salvar.
Viva Mais - O que fazer para que não seja necessário realizar um tratamento de canal dentário?
Dra. Júlia - A única maneira de você evitar um tratamento de canal é não deixar o problema surgir. Por isso, medidas preventivas são tão importantes. A dica mais valiosa, é também a mais simples possível: visitar seu dentista a cada 4 ou 6 meses. Dessa forma poderemos detectar os problemas com antecedência e tratá-los de forma menos invasivas. Além disso, realize sua higiene bucal de forma eficiente. Quem me segue nas redes sociais sabe o quanto eu falo desta importância. Higiene eficiente, basicamente é uso do fio dental todos os dias (em todos os dentes), escovação de no mínimo 2 minutos e meio, escova ultra-macia, creme dental sem fórmulas mirabolantes e se quiser use um enxaguante bucal sem álcool. Invista no seu melhor sorriso!
Mitos e verdade:
Viva Mais - O tratamento de canal escurece o dente? Explique.
Dra. Júlia - VERDADE. Quando o paciente já passou por um tratamento de canal, existem possibilidades de o dente escurecer. Tanto pelas razões que levaram ao tratamento de canal (hemorragia ou necrose pulpar), quanto por alguns produtos ou condutas que possam ter sido utilizados durante o procedimento.
Viva Mais - O tratamento de canal é resolvido em uma única consulta?
Dra. Júlia - VERDADE. Em casos onde temos uma inflamação do nervo, podemos sim, iniciar e finalizar em uma única sessão. Porém, quando temos uma infecção, não sabemos dizer quanto tempo ela está instalada, e por isso eu adoto algumas medidas para o tratamento dessa infecção, onde são necessárias mais de uma consulta. Por isso é muito importante avaliar o caso.
Viva Mais - O tratamento de canal dói?
Dra. Júlia - MITO. O tratamento de canal em si não dói, mas o que leva à pessoa ao tratamento de canal, sim. As pessoas confundem muito as coisas e acabam colocando o tratamento de canal como o vilão, quando na verdade, ele é o super-herói da história, pois vai salvar o seu dente. Pode ser que após as consultas a pessoa tenha um leve desconforto, devido à raspagem, mas nada que faça você perder a noite de sono.