Quinta-feira, 12 de dezembro de 2024
Tubarão
27 °C
18 °C
Fechar [x]
Tubarão
27 °C
18 °C
Família

Produtos manipulados e industrializados: diferenças para saúde

O principal diferencial dos produtos manipulados é que são produzidos de forma individualizada (idade, peso, sexo e histórico de saúde), já os industrializados são feitos em grande escala e seguem os padrões de produção determinados pela indústria.

Tubarão-SC, 16/01/2024 14h10 | Atualizada em 17/01/2024 11h52 | Por: Redação | Fonte: Doutor em biotecnologia em inovação e saúde, Fernando Scremin.
Todo medicamento é desenvolvido a partir de uma prescrição, seja do médico, nutricionista, fisioterapeuta e farmacêutico que também pode fazer a indicação de algum produto. Mas sempre por um profissional habilitado.

Quando as pessoas precisam cuidar da sua saúde, na maioria das vezes, saem dos consultórios com uma receita medicamentosa e com isso, procuram a farmácia de produtos industrializados. No entanto, é importante explicar que a farmácia de manipulação pode atender, de forma personalizada, a necessidade do paciente. Isso mesmo, além de produzir o produto de maneira individualizada, entrega um medicamento de qualidade.

A diferença do industrializado para o manipulado, é que o primeiro é feito em grande escala e este, é desenvolvido com um padrão para atender a grande maioria da população. O que seria o padrão? De acordo Fernando Scremin, farmacêutico e doutor em biotecnologia, mestre em farmácia e sócio-proprietário da Farmácia de Manipulação Maria Rocha, em Tubarão, Santa Catarina, uma pessoa de 70 quilos é uma das características que eles usam para construir a dosagem de efeito. Por isso, ele possui um padrão para toda a população. Já o medicamento manipulado é desenvolvido com a dose ajustada para cada perfil de cliente, ou seja, uma dosagem específica para determinada criança, como também adulto e idoso. “O diferencial do manipulado é atender a necessidade do cliente de forma única, porque o medicamento é feito cuidadosamente para cada pessoa, diz.”

Um exemplo é o polivitamínico. Ele é comercializado na farmácia de produtos industrializados e muitas vezes esse suplemento não vem com 100% da dose de área recomendada. Fernando explica que uma vitamina B12 como suplemento, a indústria só pode fazer de 45 microgramas, eles não podem fazer uma dose maior que isso, justamente para poder atender a grande maioria da população. No entanto, uma pessoa que está com a B12 baixa no sangue, às vezes, precisa dar mil microgramas, veja a diferença. Essa quantidade o paciente vai encontrar no processo de manipulação.

O farmacêutico exemplifica outra questão, que são os medicamentos que só existem injetáveis na farmácia da indústria, mas estes podem ser desenvolvidos para uso oral na farmácia de manipulação, pois é possível adaptar.

O principal diferencial dos produtos manipulados é desenvolver a fórmula personalizada, entregar para o cliente exatamente o que o mesmo precisa, desde a composição até a quantidade de comprimidos que vai precisar fazer uso.

Outro benefício é desenvolver uma formula única com todos os componentes que o cliente necessita. Exemplo disso são os medicamentos para tratamento de artrose. “Para problemas de desgaste nas articulações, existe a indicação de colágeno tipo 2, a glucosamina condroitina e se você for numa farmácia comum, você vai comprar todos separados. Na farmácia de manipulação é possível fazer a associação de todos os itens em um único sache. É uma vantagem quando comparado com o medicamento da indústria” diz.

Doutor Fernando conta que todo medicamento desenvolvido na Farmácia Maria Rocha atende um rigoroso processo de qualidade, sempre primando pela excelência. Todo medicamento é desenvolvido a partir de uma prescrição, seja do médico, nutricionista, fisioterapeuta e farmacêutico que também pode fazer a indicação de algum produto. Mas sempre por um profissional habilitado.

“A matéria prima utilizada é adquirida dos fornecedores que são referência no mundo, garantido assim um produto 100% confiável e entregando um medicamento que vai fazer a diferença no tratamento do cliente” afirma.

Uma premissa da Farmácia Maria Rocha sempre é preservar o meio ambiente, por isso conta com uma empresa terceirizada que é responsável pelo descarte consciente, tanto de matéria prima que venceu, quanto do produto que não foi aprovado na garantia de qualidade.

Para quem não conhece a história da Farmácia Maria Rocha, ela é uma empresa genuína, localizada no centro de Tubarão, Santa Catarina. O nome da Farmácia se dá em homenagem a avó da sócia fundadora Lúcia Althoff, Maria Rocha. Desde a sua fundação a sede é no prédio onde a avó morou.

A farmácia Maria Rocha foi à primeira do ramo na cidade de Tubarão. Este ano a empresa comemorará seus 35 anos, atendendo clientes de todo o mundo.

Para quem deseja adquirir um produto da Farmácia Maria Rocha, pode acessar a loja on-line no site www.mariarocha.com.br e também pelo WhatsApp (48) 99935-9225.

 

 

 

Viva Mais SC

(48) 98454-7576

contato@vivamaissc.com.br

Viva Mais SC © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!