A cirurgia é realizada em caráter ambulatorial.
A expressão do olhar é algo marcante, tanto para mulher, quanto para o homem e ainda para manter o aspecto saudável, muitas pessoas recorrem ao procedimento cirúrgico blefaroplastia. Uma cirurgia que remove o excesso de pele na pálpebra superior e a bolsa de gordura na pálpebra inferior. O processo promete acabar com as rugas e a flacidez na região dos olhos. O procedimento é realizado em caráter ambulatorial, com anestesia local e sedação, onde o paciente pode ter alta em até duas horas, sem a necessidade de ficar internado. É uma forma de ter o rosto mais jovem com método simples.
De acordo com a cirurgiã plástica, doutora Júlia Soares, este tipo de cirurgia é indicado quando o excesso de pele em cima das pálpebras começa a gerar dano estético e funcional, como por exemplo: a diminuição do campo visual e sensação de peso. Já a pálpebra inferior é mais por questão estética, quando a pessoa começa ter a aparência das bolsas, dando um aspecto de cansaço.
A cirurgiã explica que a faixa etária que procura pela blefaroplastia é variável, depende muito do aspecto da pálpebra. Existem pessoas que a partir dos 30 anos apresentam um volume de pele e já tem a indicação para realizar a cirurgia. Entretanto, também tem o biótipo que pode ter indicação mais tardia, que são os pacientes com olhos mais fundos, estes podem fazer depois dos 40 anos.
Antes de realizar o procedimento a pessoa passa por consulta médica, sendo avaliada a necessidade da remoção de pele, onde também a cirurgiã vai solicitar exames pré-operatórios, como os de sangue e cardiológico para analisar o estado de saúde do paciente.
Doutora Júlia conta que a blefaroplastia dura em torno de uma hora e a alta é realizada após o paciente estar bem acordado. No pós-operatório o indivíduo ficará com inchaço e edema na região dos olhos que podem durar até três dias. Neste período, a cirurgiã recomenda usar muito gelo e continuar com o uso na primeira semana. “Eu sempre peço para os pacientes umedecer a gaze em chá de camomila gelado, colocando-a sobre a pálpebra e por cima colocar uma bolsa, em gel, gelada. Desta forma manterá a compressa na mesma temperatura por uns 15 a 20 minutos. Fazer isso, principalmente nos três primeiros dias”, diz.
Os pontos são retirados cerca de uma semana. Algumas recomendações da especialista é evitar tudo que faça sangrar, como por exemplo: não abaixar a cabeça, pegar peso, não fazer exercício físico, não ficar próximo ao fogão e qualquer tipo de poluição. Sempre dormir com a cabeça elevada com dois ou três travesseiros para evitar o inchaço.
Os benefícios de fazer a blefaroplastia são muitos, entre eles proporcionar um rosto mais jovem, melhorar a questão visual, o desconforto e o peso nos olhos. “É uma cirurgia muito válida, pois é relativamente tranqüila, por ser ambulatorial, com mínima dor. No pós-operatório prescrevo medicação para essa pequena dor e colírios lubrificantes para ajudar na lubrificação nos primeiros dias”, afirma.
O procedimento pode ser realizado em qualquer idade, desde que tenha indicação. Apenas é contra-indicado para pessoas que não apresentam condição de saúde, como problemas cardíacos e pacientes que fazem uso de medicações antiagregantes plaquetários, pois faz com que sangre.
Para os pacientes que desejarem fazer o procedimento estético é importante se informar sobre o profissional, se o mesmo possui registro no Conselho Regional de Cirurgia Plástica, garantindo uma cirurgia segura.