Entre os benefícios que a cirurgia plástica da face pode proporcionar é suavizar as linhas de expressão, melhorar a flacidez e a harmonização facial.
O aumento da expectativa de vida no Brasil e no mundo mudou a cabeça e a vitalidade das pessoas. Hoje os indivíduos com 60 anos deixaram o título de “idosos” para trás. Muitos buscam nos procedimentos faciais uma renovação que reflita a jovialidade que sentem por dentro, mas esta preocupação com o envelhecimento da pele e as linhas de expressões não fica somente nesta faixa etária. Os jovens já estão procurando por tratamentos preventivos, entre eles, a aplicação de toxina botulínica para evitar que a pele fique com linhas de expressão.
De acordo com a cirurgiã plástica, doutora Júlia Soares, após os 25 anos é recomendada fazer uma avaliação preventiva, onde é possível observar a musculatura da face e se há indicação de aplicação de botox e outros procedimentos. Com esse cuidado, é possível evitar o tão temido envelhecimento precoce.
Depois dos 50 anos de idade o envelhecimento facial fica mais evidente, onde a flacidez da pele, queda dos tecidos e rugas ficam mais acentuados. Neste momento avalia-se a cirurgia do rejuvenescimento, o lifting facial, que consiste em corrigir a flacidez no pescoço, vincos profundos e queda dos tecidos da face.
Outros tipos de cirurgia plástica na face
Dentro da cirurgia plástica existem diversos tipos de procedimentos para conquistar a harmonização facial, dentre eles: rinoplastia, bichectomia, otoplastia, blefaroplastia, mentoplastia, Brow lifting e lifting frontal.
A rinoplastia visa trazer a harmonia, melhorando a proporção e aparência do nariz, porém nem sempre é somente a estética. Este procedimento busca também corrigir dificuldades respiratórias, seja de origem acidental ou de anormalidades estruturais.
A bichectomia tem o objetivo de afinar o contorno facial, retirando a bolsa de gordura, que quando em grande volume, causa o aspecto mais arredondado do rosto. A otoplastia tem indicação para corrigir alguma deformidade da orelha (de abano), causada por algum problema estrutural de nascença.
A blefaroplatias é um procedimento cirúrgico realizado nas pálpebras, promovendo uma melhora estética e funcional na região dos olhos. A mentoplastia busca remodelar o formato e a projeção do queixo, visando conquistar proporções faciais equilibradas.
O Brow lifting visa reposicionar o supercílio caído que encobre a pálpebra e suaviza as linhas de expressão e rugas.
O lifting frontal tem o objetivo de elevar a região da testa, as sobrancelhas e melhorar o aspecto das rugas.
É importante destacar que para realizar uma cirurgia plástica o paciente precisa passar por uma consulta médica, onde o cirurgião avaliará através da história clinica detalhada e exames complementares se a pessoa está apta para fazer o procedimento. Tudo isso, é importante para o sucesso da cirurgia e pós-operatório.
Outra questão que precisa de cautela é a escolha do profissional. Certifique- se que mesmo está habilitado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.