A grande vantagem da escleroterapia é que se trata de procedimento minimamente invasivo e não requer anestesia.
Mulheres e homens sofrem com dores nas pernas por causa das varizes, mas o medo pelo procedimento cirúrgico os leva a adiarem o tratamento. O que talvez muitos não saibam é que existem outras maneiras de se livrar das varizes sem a cirurgia. Entre as alternativas está a escleroterapia guiada por ultrassom, método no qual o médico cirurgião vascular através de uma punção na veia, injeta uma medicação chamada polidocanol, sob a forma de espuma. O polidocanol é um esclerosante que tem o objetivo de fazer uma lesão dessa veia, onde a mesma vai gerar uma cicatriz interna e ela vai ocasionar o desaparecimento da veia, fazendo que o sangue não circule mais naquele local.
De acordo com o angiologista e cirurgião vascular, doutor Felipe Mamprim, o tratamento com espuma é realizado por ele há mais de 10 anos em Tubarão e durante esse tempo, atendeu pacientes de ambos os sexos e idades que variam de 25 a 90 anos. O médico explica que para cada pessoa a indicação é individualizada, até na escolha do tipo de espuma que será usada, pois existem diferentes concentrações e cada uma serve para um determinado tipo de veia. “Então, uma coisa muito importante é não generalizar o tratamento com a espuma. É extremamente individualizada e que serve para determinados tipos de pacientes e veias”, diz.
Como todos os tratamentos, este também não é isento de complicações. Por isso o médico vascular precisa ser muito criterioso e estar habituado à técnica. Doutor Felipe afirma que tem paciente que precisa realizar mais de um tipo de técnica numa mesma perna, algumas veias com laser, outra com espuma e também com cirurgia.
O tempo de recuperação é rápido, no outro dia a pessoa já está apta para voltar a sua rotina. Entretanto, é preciso fazer o acompanhamento quinzenal e logo após o procedimento é obrigatório o uso da meia de compressão.
A grande vantagem da escleroterapia é que se trata de procedimento minimamente invasivo, não requer anestesia, é feito no próprio consultório e o paciente retorna imediatamente às suas atividades diárias.