O imunizante pode ser aplicado por qualquer pessoa até os 45 anos, conforme indicação da bula. Acima dessa idade é necessário prescrição médica.
No início de março, foi lançada em São Paulo (SP), a nova vacina contra o vírus do câncer do colo do útero, a Gardasil 9.
De acordo com a ginecologista e obstetra doutora Graziela Porto, esta nova vacina protege mais subtipos do vírus HPV.
Anteriormente era é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde e na rede privada apenas a vacina Gardasil®, que contempla os subtipos 6,11,16 e 18. Os dois primeiros subtipos causando mais verrugas e os dois últimos subtipos causando o câncer uterino. Esta vacina protege em 70% dos casos da doença. Já a nova, Gardasil 9®, que está disponível nas clínicas particulares de Tubarão, ela além de ter os subtipos já mencionados, também contempla os subtipos 31,33,45,52 e 58.
Importante destacar que a vacina não apresenta efeitos colaterais graves, apenas no local da aplicação a pessoa pode sentir desconforto, dor e vermelhidão local. Ela pode ser aplicada por qualquer pessoa até os 45 anos, conforme indicação da bula. Para pacientes a partir de 46 anos ela precisa ser prescrita pelo médico.
A vacina pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) pode ser feita nos postos de saúde em meninos e meninas de 9 a 14 anos e em mulheres e homens de 15 a 45 anos que tenham HIV (Imunodeficiência Humana), sejam transplantados ou em tratamento oncológico.
Campanha Março Lilás
A doutora Graziela explica que para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e combate ao câncer do colo uterino, foi criada a Campanha Março Lilás. Ela conta que o número crescente de mulheres que morrem dessa doença é por falta de informação. “Muitas vidas podem ser salvas ao realizarem a vacina Gardasil® e fazer o exame papanicolau (preventivo) regularmente. Sendo que ambos os serviços são disponibilizados pelo SUS”, diz.
Desenvolvimento do Câncer de colo uterino
A especialista conta que antes de surgir o câncer, existem as doenças pré-malignas, como a lesão de baixo grau e alto grau. Quando chegam ao estágio de câncer, ele vai se dividir em estágios 1,2 e 3 dependendo de ter ou não metástase. (quando células cancerosas soltam-se do tumor original, vão para outras partes do corpo e formam novos tumores). Quanto mais precoce for o diagnóstico, maior a chance de cura. Visitar o ginecologista e fazer o exame preventivo uma vez ao ano pode ajudar a salvar vidas.
Número de casos
Estiamasse que existam 17 mil novos casos de câncer do colo do útero por ano no Brasil. Sendo que a cada dois minutos uma mulher morre no mundo da doença, e no Brasil 25 mulheres por dia. Isso acontece, porque as mulheres são diagnosticadas em 80% dos casos, em estágio avançado. Para mudar este cenário, é necessário que realizem o exame rotineiramente. Pelo Sistema Único de Saúde as pacientes, a partir de 25 anos, podem fazer.
Onde realizar o exame e as vacinas
Em Tubarão os exames podem ser realizados em qualquer Unidade Básica de Saúde do seu bairro. As vacinas em meninas e meninos de 9 a 14 anos e em homens e mulheres, que possuam as comorbidades mencionadas, podem realizar a imunização. A nova vacina Gardasil9® pode ser encontrada nas clínicas particulares que prestam este serviço no Município.