O grande desafio é chamar a atenção dos homens para o cuidado com a saúde, principalmente sobre a importância da utilização de medidas preventivas para se evitar o desenvolvimento da doença.
Neste mês, acontece a campanha Novembro Azul, que é voltada à conscientização para a prevenção do câncer de próstata. O grande desafio é chamar a atenção dos homens para o cuidado com a saúde, principalmente sobre a importância da utilização de medidas preventivas para se evitar o desenvolvimento da doença. Sobretudo, ajudá-los através de informações a superar o preconceito, entre tantos obstáculos que existem em relação ao câncer, como o prognóstico e as crenças antigas e negativas.
A próstata é um órgão pequeno e está situado abaixo do colo da bexiga, circula a uretra e é cruzada pelo canal ejaculatório. Nessa glândula é produzida uma secreção química e fisiológica adequada às necessidades dos espermatozoides em sua passagem desde os testículos.
A causa exata que desenvolve o câncer de próstata ainda não é totalmente conhecida. De acordo com o imaginologista da Eco Clínica, doutor Mário Caporal, a origem da doença pode estar associada à predisposição genética, ao tipo de alimentação, ao sedentarismo e uso de determinados medicamentos.
Um dos fatores que mais prevalecem no desenvolvimento da patologia é a idade. Casos em que afetam indivíduos aos 40 anos são extremamente raros. A predominância do câncer de próstata está em homens com mais 50 anos e o risco acaba dobrando para maiores de 65 anos. Doutor Mário explica que a fase inicial da doença não apresenta sintomas, mas, quando ocorre, são eles: dificuldade de urinar, sangue na urina, diminuição do jato e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
A investigação do câncer de próstata é realizada através do antígeno prostático específico (PSA), que é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata. Quando apresenta níveis altos dessa proteína, pode significar câncer, mas também doenças benignas da próstata. Outro exame realizado é o toque retal, onde o médico avalia tamanho, forma e textura. O diagnóstico definitivo é feito com a biópsia prostática, feita preferencialmente por ultrassonografia de próstata transretal.
O especialista explica que o grande desafio é descobrir a doença logo no estágio inicial e, imediatamente, entrar com o tratamento. Quando o câncer de próstata é detectado precocemente existe a possibilidade de removê-lo através de cirurgia. Em casos mais avançados, já é necessária a realização da radioterapia, hormonioterapia e a quimioterapia.
Todo o processo do tratamento pode ser agressivo e muitos homens ficam com dúvidas a respeito da sua vida sexual após vencer o câncer. Nesta fase, é importante o apoio da esposa.
Segundo doutor Mário, caso não haja nenhum tipo de complicação durante o período de recuperação, o paciente estará apto para ter relações sexuais cerca de 50 dias após a realização da cirurgia.
O imaginologista enfatiza que a melhor alternativa de vencer o câncer de próstata está em realizar exames preventivos anualmente a partir dos 45 anos. “Quanto antes iniciar os cuidados com a saúde, maiores são as chances de mudar o seu futuro”, diz.