Os casos são variados, algumas pessoas são acometidas durante a infecção e outros, semanas depois do diagnóstico inicial.
Segundo o cirurgião vascular e angiologista, Dr. Felipe Mamprim, alguns casos de pacientes infectados com o novo covid-19 podem apresentar um quadro de trombose. Os casos são variados, algumas pessoas são acometidas durante a infecção e outros, semanas depois do diagnóstico inicial. “Isso acontece devido a uma inflamação generalizada, onde o covid-19 atua como um acelerador da coagulação, levando a ocorrência de coágulos nos vasos” diz. É importante entender que a trombose é a formação de um coágulo dentro de um vaso sanguíneo. Ela pode ser arterial ou venosa, de acordo com a parte da circulação que atinge.
Os sintomas variam, desde: inchaço, limitações de movimento e dor. Para se chegar ao diagnóstico o especialista avalia a histórico clínico, exames físicos e de sangue, além do eco Doppler venoso que é um ultrassom que examina o vaso que está obstruído. Pacientes acamados, com história pessoal ou familiar de trombose, varizes e internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) têm mais chances de trombose. Depois da avaliação se inicia o tratamento. Se for a trombose venosa, podem ser usados medicamentos anticoagulantes e meias de compressão. Em caso de trombose arterial, é indicado o uso de remédios e, em alguns casos, cirurgia de urgência. De acordo com Dr. Felipe, como toda doença se tratada precocemente tem maiores chances de cura.