Após buscar ajuda especializada e realizar fisioterapia com osteopatia e o método McKenzie, a paciente conseguiu se recuperar e retornou às suas atividades normais.
Atualmente, o home office é a modalidade de trabalho preferida por muitas empresas e profissionais liberais, que optam por ter um escritório em casa para evitar o trânsito e reduzir custos. No entanto, é fundamental cuidar da postura e não se deixar levar por longas jornadas de trabalho, pois isso pode gerar lesões. Um exemplo a ser abordado é o da paciente, Francine Germano de Andrade, que ao adotar posturas inadequadas, enfrentou problemas de saúde. Felizmente, ao buscar ajuda especializada e realizar fisioterapia com osteopatia e o método McKenzie, ela recebeu o tratamento necessário e retornou às suas atividades normais.
Francine conta que devido aos esforços repetitivos em seu ambiente de trabalho, em home office, adquiriu uma inflamação e dor intensa na coluna cervical, além de ter apresentado uma pequena redução de movimento nos ombros, pescoço e braços.
Ela procurou um médico ortopedista e realizou tratamento medicamentoso e fisioterapia tradicional, onde melhorou um pouco, mas ainda sentia dores e dificuldade para virar o pescoço para a esquerda. Foi então que, durante uma avaliação com a fisioterapeuta e osteopata Sinara Mayer Wensing, foi indicada a fisioterapia especializada, a osteopatia e o método McKenzie de diagnóstico e terapia mecânica (MDT).
A osteopatia é uma técnica que integra a fisioterapia, focando na avaliação minuciosa do paciente para identificar a causa da dor, especialmente quando esta possui uma origem mecânica. O objetivo é tratar disfunções, limitações ou rigidez que possam afetar as articulações dos ombros, joelhos e coluna, ou estruturas neurais. Em paralelo, pode também adotar o método McKenzie, que é outro tipo de tratamento de fisioterapia avançada que envolve a implementação de exercícios que, em diversas situações, são mais eficazes quando direcionados a um movimento específico.
De acordo com Sinara, o método indicado para Francine não exigia um regime extenso de exercícios, mas sim um único que desbloqueava a articulação afetada. “Ao realizar essa atividade de forma repetitiva ao longo do dia, ela conseguiu restabelecer a mobilidade e solucionar seu problema”, diz.
É importante destacar que todo tratamento é personalizado e focado na necessidade de cada indivíduo. Quando o paciente está em consulta com o osteopata, o profissional busca aliviar a dor e melhorar a mobilidade do membro afetado através de manipulações nas articulações, músculos, ligamentos e nervos do paciente. Em alguns casos, onde a dor apresentar um fundo reumático, a abordagem por osteopatia não é indicada. Isso porque os pacientes com causas reumáticas tendem a se beneficiar de tratamentos medicamentosos e atividades físicas, como pilates e caminhadas.
Para realizar um bom tratamento e voltar à sua rotina de trabalho, além de fazer atividades simples do seu dia a dia, conheça o seu fisioterapeuta e osteopata. Veja se ele é certificado pelo órgão competente, pois o sucesso de um tratamento está na escolha de um excelente profissional, além de seguir as orientações dele.
Se você quer mais informações sobre como é realizada a fisioterapia especializada, osteopatia e o método McKenzie, assista ao vídeo.