O laser endovenoso é uma técnica minimamente invasiva que trata as varizes sem a necessidade da extração ou retirada das mesmas.
Um dos maiores questionamentos abordados pelos pacientes na hora de fazer um tratamento de varizes é o tempo de recuperação para voltarem à rotina. Questão esta que leva muitos indivíduos a adiarem o tratamento. Entretanto, é importante destacar que a cirurgia por laser endovenoso é uma técnica que pode mudar esse sentimento, pois o seu tempo de recuperação é menor, se comparado ao procedimento cirúrgico tradicional. Lembrando que os cuidados pós-operatórios são fundamentais para o sucesso da cirurgia.
De acordo com o cirurgião vascular Felipe Mamprim, o laser endovenoso é uma técnica minimamente invasiva que trata as varizes sem a necessidade da extração ou retirada das mesmas. Além disso, é a técnica recomendada como primeira opção, de acordo com mais atuais evidências científicas mundiais.
O médico explica que, durante o procedimento, é inserida uma fibra óptica através da veia safena interna e essa veia é cauterizada. Desta forma facilita muito a recuperação do paciente, pois não há corte. Os hematomas são menores e o tempo de afastamento das atividades de trabalho também é menor. Após o procedimento, realizado com anestesia local e sem necessidade de internação hospitalar, o paciente volta de maneira progressiva às tarefas diárias.
O repouso prolongado no pós-operatório é outra questão a se destacar, já que o cirurgião explica que não é preciso e, normalmente, após poucos dias, o médico libera o paciente para a realização das atividades físicas.
Para manter o resultado satisfatório, é importante voltar ao consultório para fazer o acompanhamento, pois, como toda doença crônica, pode ser que surjam outros vasinhos. E com o monitoramento a cada seis meses é possível evitar que isso aconteça. Durante as consultas avaliativas, outros métodos de tratamento podem ser administrados, evitando a necessidade de outras intervenções cirúrgicas.
Dicas para manter bons resultados do tratamento:
1 - Utilize meias elásticas;
2 - Não fique muito tempo na mesma posição, seja em pé ou sentado;
3 - Procure manter seu peso ideal;
4 - Faça exercícios físicos;
5 - Consulte sempre o cirurgião vascular.