Quinta-feira, 12 de dezembro de 2024
Tubarão
27 °C
18 °C
Fechar [x]
Tubarão
27 °C
18 °C
Medicina

Úlceras venosas: saiba como elas podem surgir

As pessoas mais propensas a desenvolver são as portadoras de varizes avançadas nos membros inferiores, associadas a manchas escuras nas pernas e inflamação.

Tubarão-SC, 14/05/2022 19h25 | Atualizada em 14/05/2022 19h32 | Por: Redação | Fonte: Cirurgião Vascular, Dr. Felipe Mamprim
O aparecimento das feridas está no “funcionamento” adequado da circulação sanguínea.

O que podemos dizer sobre o aparecimento das feridas está no “funcionamento” adequado da circulação sanguínea. É importante que o sangue circule corretamente pelas veias.

Quando há acúmulo de sangue nas veias das pernas e não há o retorno venoso eficiente, acontece extravasamento de líquido e substâncias inflamatórias perto dos tornozelos. Desta forma, a pele daquela região fica suscetível ao aparecimento de uma ferida e, se houver qualquer trauma, podem surgir ferimentos de difícil cicatrização, as chamadas úlceras venosas.

As pessoas mais propensas a desenvolver são as portadoras de varizes avançadas nos membros inferiores, associadas a manchas escuras nas pernas e inflamação.

De acordo com o cirurgião vascular, doutor Felipe Mamprim, as feridas costumam surgir na perna próximo aos ossos do tornozelo. O especialista salienta que o paciente não espere a ferida acontecer para procurar ajuda médica. Dor, peso e incômodo nas pernas podem ser sinais de varizes nos membros inferiores e isto já é um motivo importante para a necessidade de algum tipo de tratamento. “Existem técnicas minimamente invasivas para tratamento das varizes, como o laser na veia safena ou a espuma guiada por ultrassom, permitindo uma recuperação mais rápida e confortável”, diz.

Em casos em que o paciente chega ao consultório com úlceras venosas (feridas), o diagnóstico é realizado através do exame clínico, ultrassonografia vascular e investiga-se minuciosamente o estado que a mesma se encontra, para, então, escolher o tratamento adequado.

O procedimento escolhido para a recuperação da parte do corpo afetada depende dos fatores que levaram à úlcera, lembrando que cada paciente recebe o tratamento individualizado, que pode incluir desde a limpeza do ferimento, uso de medicamentos, tratamento das varizes e aplicação de curativos.

As úlceras são um problema que afastam as pessoas de seu convívio social e de trabalho. Geram dor, sofrimento e são potencialmente curáveis. Por isso, procure por ajuda médica precocemente.

Uma forma de prevenir o aparecimento das feridas é realizar o acompanhamento da saúde vascular através de consultas periódicas, uso de meias compressivas, adotar práticas saudáveis de alimentação e atividade física.

  • 1 / 1
Cirurgião Vascular, Dr. Felipe Mamprim CRMSC 9263 RQE 5739
Viva Mais SC

(48) 98454-7576

contato@vivamaissc.com.br

Viva Mais SC © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!