Um dos benefícios do ultrassom no diagnóstico das artrites inflamatórias é a sensibilidade para detecção da inflamação em atividade desde uma fase inicial.
Há alguns anos, era escasso o arsenal de exames de imagem para a classe médica concluir o diagnóstico de uma artrite inflamatória em desenvolvimento. Para esse fim, contava-se com a radiografia simples, porém, devido à baixa sensibilidade para alterações iniciais, muitas vezes se detectava a doença numa fase mais avançada, onde já haviam deformidades importantes nas articulações e pouco a se fazer no que se diz respeito à limitação funcional que esse grupo de doenças traz. Com isso, novos exames surgiram, contribuindo no diagnóstico precoce, entre eles a ultrassonografia.
De acordo com doutor Rodolfo Caporal, médico radiologista especialista em radiologia musculoesquelética da Eco Clínica, as artrites inflamatórias são patologias onde ocorre uma alteração de componente inflamatório nas articulações do corpo. Estas podem ser divididas em axiais, quando acometem as articulações da coluna e bacia (sacroilíacas), ou periféricas, quando atingem articulações do esqueleto apendicular (ombros, cotovelos, punhos e dedos, por exemplo).
Popularmente chamadas de reumatismos, podem ser classificadas em diversos tipos, entre elas, as mais comuns, a artrite reumatóide, as artropatias por depósito de cristais (gota) e as espondiloartropatias (espondilite anquilosante, artrite psoriática, artrite reativa). Cada tipo dessas doenças possui uma faixa etária de acontecimento mais frequente e locais de aparecimento mais comuns, classicamente sendo evidenciado por dor, inchaço e rigidez.
Diagnóstico e monitoramento
O que levou a ultrassonografia a tornar-se uma aliada no diagnóstico e monitoramento das artrites inflamatórias foi a alta sensibilidade para detecção da inflamação em atividade desde uma fase inicial, auxiliando o médico solicitante no diagnóstico e tratamento. Desta forma, traz a possibilidade de mudar o curso da doença e propicia um tratamento precoce, prevenindo que ocorram as deformidades e limitações.
Doutor Rodolfo acrescenta que através da ultrassonografia com doppler é possível identificar quais e quantos locais estão acometidos, o grau de inflamação, se existe derrame articular (líquido), se há depósito de cristais, guiar procedimentos de drenagem e infiltrações, além de diferenciar as artrites de outras doenças que podem ter sintomas semelhantes.
O exame de ultrassom deve ser realizado por um médico radiologista ou ultrassonografista habilitado e experiente para um diagnóstico preciso.