Segunda-feira, 28 de outubro de 2024
Tubarão
23 °C
13 °C
Fechar [x]
Tubarão
23 °C
13 °C
Medicina

Varizes: além de afetar a autoestima, elas prejudicam a saúde

O surgimento das varizes na maioria dos casos é a hereditariedade, mas as causas não se resumem somente a este fator

São Ludgero e Treze de Maio - Santa Catarina, 10/12/2021 11h40 | Atualizada em 10/12/2021 11h43 | Por: Redação
As varizes podem prejudicar muito a saúde e a qualidade de vida.

Pessoas que têm varizes nas pernas muitas vezes se incomodam mais pela aparência do que por outro motivo, mas o que muitos precisam saber é que o problema está muito além da estética. Elas podem prejudicar muito a saúde e a qualidade de vida. Os sintomas mais comuns que mulheres e homens sentem são dor, cansaço, inchaço nas pernas, principalmente ao redor do tornozelo e em casos mais graves, podem até causar feridas e necrose.

O surgimento das varizes na maioria dos casos é a hereditariedade, mas as causas não se resumem somente a este fator. O sedentarismo, sobrepeso e obesidade, tabagismo e má alimentação podem provocar ou agravar a doença.

Em conversa com dois pacientes, Bruno Verginio Hobold 28 anos e Valmiria Fontana 74 anos, relatam que ambos passaram por experiências tortuosas com as varizes, eles contam que depois de muito tempo é que buscaram por ajuda médica especializada e só assim, conquistaram uma vida mais saudável e feliz.

As varizes na juventude

Bruno é representante comercial e mora nomunicípio de São Ludgero. Ele conta que aos 18 anos buscou tratamento para varizes, pois sentia dores nas pernas. Entretanto, depois de 10 dias que realizou a consultafoi acometido por uma apendicite, e os planos mudaram. A prioridade era se recuperar da cirurgia e os cuidados com os vasinhos ficaram para depois.

O tempo foi passando e o problema com as varizes foram aumentando. A cada atividade ou final do dia, Bruno sentia dor e cansaço nas pernas. Mesmo assim, foi protelando o tratamento.

Na época que realizou a consulta médica, foi solicitado que mudasse os hábitos alimentares e reduzisse o peso. Então, passaram-se alguns anos e Bruno iniciou o processo de emagrecimento em outubro de 2019, e em novembro de 2020 conseguiu eliminar 35 quilos. Com a redução do peso as varizes ficaram mais aparentes, se tornaram volumosas e as pessoas começaram a fazer comentários desagradáveis sobre a situação.

Foram 10 anos sentindo dores e evitando alguns esportes que gostava como futevôlei. Este ano Bruno decidiu voltar ao consultório e iniciar o tratamento. Em setembro realizou os procedimentos nas pernas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O procedimento iniciou às 7h e foi liberado às 11h. Saiu caminhando. Bruno conta que o médico responsável pelo tratamento, o cirurgião vascular, Dr. Felipe Mamprim, explicou detalhadamente todo o processo e isso lhe deixou seguro e certo da decisão que havia tomado.

Depois de 10 dias da cirurgia retornou ao trabalho e em 30 dias voltou a treinar na academia sem restrição. As dores foram embora, as pernas estãoperfeitas, nenhuma cicatriz e as pessoas ficaram admiradas com a mudança.

Bruno alerta as pessoas para que não demorem a buscar ajuda médica, ele procrastinou, pois não tinha conhecimento que tudo poderia se resolver em questão de horas na cirurgia e em alguns dias de repouso.

As varizes na terceira idade

Para a paciente Valmiria, casada e natural de Treze de Maio, o caso foi um pouco diferente. Ela conta que desde jovem sofria com os problemas de varizes e por esse motivo evitava usar saias e vestidos. Com o avanço da idade a sua autoestima ficou muito abalada, o que a fez procurar por ajuda médica.

Uma das suas primeiras cirurgias foi por cortes, pois não havia na época outro tipo de procedimento.

Depois de alguns anos as varizes continuaram a aparecer e Valmiria buscou por um especialista na cidade de Criciúma, onde realizou novamente a cirurgia por cortes. Desta vez a sua recuperação não foi fácil e passou por momentos difíceis. Este susto a fez ter medo e após a sua recuperação não pensava em passar por tudo isso outra vez.

Anos depois em uma conversa com sua filha, onde falou da vergonha de expor suas pernas, decidiram procurar por ajuda médica em São Paulo (SP). Lá conheceu o procedimento realizado por espuma. A especialista que lhe atendeu recomendou que Valmiria realizasse o tratamento na cidade de Tubarão, pois precisaria fazer tratamento continuo e indicou um especialista cirurgião vascular.

Assim ela fez, realizou a consulta e iniciou os procedimentos nas pernas. Hoje está muito feliz com o resultado. Não tem mais vergonha de deixar às pernas a mostra. Usa vestidos, saias e as dores não existem mais.

Valmiria segue o tratamento, realizando o acompanhamento para manter a saúde das pernas e deixá-las bonitas.

A importância da relação médico e paciente

O cirurgião vascular, Dr. Felipe Mamprim explica a importância do diálogo entre o médico e o paciente ser sempre aberto e esclarecedor. “Quando o paciente chega ao consultório escutamos a história clínica, realizamos exames físicos, exames por imagem, como ultrassom vascular e a realidade aumentada. Explicamos minuciosamente como todo o processo será realizado e sanamos todas as dúvidas. Depois do diagnóstico concluído, indicamos o tratamento conforme cada caso”, diz.

“As técnicas minimamente invasivas trouxeram uma verdadeira revolução no tratamento das varizes”, aponta o médico. Ressalta-se ainda que a manutenção contínua é parte importante do tratamento.

  • 1 / 2
  • 2 / 2
A conquista de uma vida mais saudável e feliz, Bruno Verginio Hobold 28 anos e e Valmiria Fontana 74 anos.
Viva Mais SC

(48) 98454-7576

contato@vivamaissc.com.br

Viva Mais SC © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!